Notícias

11
Sep

É possível a urina ficar azul? Conheça os significados da sua urina


Nem sempre nos atentamos a cor do nossa urina, mas a coloração pode dar pistas sobre doenças, se há infecções, problemas nos rins e até mesmo sobre o consumo de líquidos. Alteração na cor, o odor e o volume de urina são indícios de problemas, veja os parâmetros e fique atento aos seus significados.

Urina amarelo-claro

Quanto mais clara a urina estiver, melhor para a sua saúde. A cor na tonalidade amarelo clara ou hialina, indica que a quantidade de líquidos ingerida está adequada.

Amarelo Escuro

A urina amarelada, mas com um tom mais forte, significa que está muito concentrada. Essa coloração é comum na primeira urina do dia. Porém, quando persiste durante o dia, é sinal de que é necessário ingerir mais líquidos. Além da desidratação, o fato de reter a urina na bexiga pode contribuir para o desenvolvimento de infecção urinária.

Avermelhado

Um tom mais avermelhado pode significar que a presença de sangue na urina. Nesse caso, pode haver sangramento nos rins, ureter, na bexiga ou na uretra. Se houve sangue aparente, o quadro pode ser mais grave ainda. Hematúria ou sangue na urina indicam diversas doenças, como cálculo renal e até tumores.


Cor de Coca-cola

O tom muito escuro pode indicar doenças no fígado, como hepatite. O excesso de bilirrubina – pigmento da bile – que causa alteração na cor. No caso dessa coloração, é imprescindível um acompanhamento médico.

Alaranjado, esverdeado ou azulado

Essas cores não são comuns e geralmente tem relação com o consumo de algum medicamento ou complexo vitamínico. Cheque com o seu médico se o seu medicamento pode causar esse efeito colateral. Um exemplo é o cloridrato de fenazopiridina, prescrito para tratar cistites, deixam a urina extremamente laranja a ponto de manchar as roupas íntimas.

Com espuma

É importante diferenciar a espuma causada pela força a urinar da espuma que se parece com claras de ovos batidos e ocupa ⅓ de vaso, podendo indicar a presença de proteínas na runa e alguma falha no funcionamento de filtração dos rins.

Com cheiro forte

Devido a concentração, a primeira urina do dia tem um odor mais intenso. Se o cheiro permanecer acentuado durante todo o dia, atente-se a medicamentos, alimentos e problemas de saúde como infecção urinária e diabetes que podem provocar o odor.

Pouco volume de urina

O baixo volume de urina pode indicar a baixa ingestão de líquidos. Fazer apenas algumas gotas, diversas vezes e em seguida é um comum sinal de cistite ou no trato urinário inferior. Esse quadro pode estar acompanhado ou não de um forte ardor.

Volume de urina excessivo

O aumento no volume de urina pode ter relação maior ingestão de líquidos, uso de medicamentos diuréticos, consumo de bebidas alcoólicas, diabete mellitus, entre outras causas.

Fique sempre atento com a sua urina e consulte um médico regularmente.

deixe o seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *