Também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa ou síndrome da dor pélvica, a Cistite Intersticial é uma doença crônica caracterizada pela irritação e inflamação da parede da bexiga e pelve. Embora ela cause um grande desconforto ao paciente ela não traz nenhum tipo de consequência muito grave para a saúde.
Não se sabe ainda muito ao certo qual é a causa do desenvolvimento da cistite intersticial. Sabe-se que as pessoas que sofrem com a doença possuem problema no epitélio, o revestimento protetor da bexiga, que possibilita que as substâncias tóxicas da urina irritem a área.
Os sintomas da cistite intersticial variam muito de pessoa para pessoa, sendo que em alguns casos os sintomas podem não se manifestaram inicialmente. Em alguns casos os sintomas podem aparecer e piorar com o passar dos anos, conforme a parede da bexiga é lesionada. Entre os sintomas estão:
O diagnóstico da cistite intersticial é realizado através da análise dos sintomas do paciente e em alguns casos pode ser solicitado exames específicos como de urina, pélvico e do ânus; cistoscopia, biópsia ou um teste de sensibilidade ao potássio.
Por ser uma doença crônica a cistite intersticial não tem cura, portanto o tratamento tem como objetivo minimizar os sintomas, principalmente a dor. Em alguns casos pode ser preciso testar diferentes tipos de tratamento até que um seja mais eficaz no alívio dos sintomas.