Notícias

30
Mai

O que é a infecção por clamídia

A clamídia é uma bactéria que pode ser transmitida por relação sexual, e é considerada uma das maiores causadoras de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) do mundo. Isso porque o paciente infectado, na maioria dos casos, não costuma apresentar sintomas e, quando eles se apresentam, são muito semelhantes aos sintomas da gonorreia.

O seu nome científico é Chlamydia trachomatis. Ela pode infectar tanto homens e quanto mulheres e pode ser transmitida via contato sexual anal, oral ou vaginal, além de poder ser transmitida da mãe para o filho durante a gravidez.

Na maioria dos casos, a clamídia não costuma apresentar sintomas em seus estágios iniciais, porém mesmo assim o paciente contaminado pode transmitir a doença. Nos pacientes que desenvolvem sintomas, eles geralmente surgem três semanas depois da exposição à bactéria, sendo eles:

Ardência ou dor ao urinar;
Dor ou secreção retal;
Corrimento peniano;
Dor nos testículos;
Aumento do número de micções;
Sangramento intermenstrual e após a relação sexual.

Para diagnosticar a clamídia são realizados exames de urina, da secreção uretral, coleta de material vaginal através de esfregaço e exame para detectar os anticorpos anticlamidia. O tratamento é realizado através de antibióticos específicos.