Notícias

22
Mar

O que é a HPV?


HPV é a sigla para vírus do papiloma humano, e ele consiste em um conjunto de vírus que podem ser transmitidos tanto por meio de relações sexuais ou pelo contato direto com a pele. Na maioria dos casos eles não oferecem grandes riscos ao paciente, sendo a ocorrência mais comum o surgimento de verrugas. Entretanto, em alguns casos, o HPV pode estar relacionado com o surgimento de câncer no colo do útero, no pênis e no ânus.

Em muitos casos a infecção por HPV não apresenta nenhum sintoma evidente e o vírus tende desaparecer com ajuda do sistema imunológico, sendo que muitas pessoas não sabem que estão infectadas.

O diagnóstico de infecção pelo HPV é feito pelo médico ao exame físico analisando lesões genitais e seu tratamento é definido de acordo com a localização e extensão da lesão. Em casos de infecções pelo HPV sem surgimento de lesões, não está indicado nenhum tipo de tratamento, pois não há medicamento específico para eliminar o vírus, além do risco de transmissão ser mínimo. Cabe ressaltar que o próprio sistema imunológico é capaz de eliminar o vírus em cerca de 80% dos casos.

Atualmente a vacina contra o HPV está disponível pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 a 13, sendo aplicada em 2 doses com intervalo de 6 meses.

A medida mais importante a ser observada sobre o HPV é a realização de exame ginecológico preventivo anual em todas as mulheres sexualmente ativas, visando diagnóstico precoce e tratamento do câncer do colo uterino.