A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) consiste no aumento volumétrico da próstata devido ao crescimento das suas células glandulares. A incidência desta doença eleva-se a partir dos 50 anos e aumenta progressivamente com o envelhecimento.
O crescimento da próstata, em alguns homens, pode ocasionar compressão da uretra e obstruir progressivamente a passagem da urina. A HPB apresenta-se com quadro clínico muito variado, podendo ter homens completamente assintomáticos e outros impossibilitados de urinar. Em casos mais severos pode levar a insuficiência renal e hidronefrose. O tamanho da próstata não é proporcional a gravidade da doença, podendo ter homens com glândulas muito grandes e pouco obstruídos, assim como homens com próstata pouco aumentadas mas gravemente obstruídos.
São sintomas da HPB:
A muitos pacientes que possuem HPB não precisam de tratamento. O tratamento é pautado pela gravidade dos sintomas e pela presença de complicações. O principal objetivo do tratamento é restaurar a qualidade de vida. Indivíduos que apresentam micção satisfatória podem ser acompanhados em avaliações periódicas, enquanto aqueles que estão incomodados receberão medicamentos ou passarão por cirurgia para restabelecer uma micção satisfatória. A cirurgia consiste em desobstruir o trato urinário inferior removendo a porção da próstata que está impedindo o escoamento da urina. Existem diversas técnicas e cabe ao urologista determinar o melhor método para cada paciente.