Notícias

1
Ago

Pedras nos rins é um dos problemas mais comuns no sistema urinário.

Também chamada de cálculo renal, a pedra nos rins consiste em uma massa muito parecida à pedras que podem se formar em qualquer local do sistema urinário, resultantes do acúmulo de cristais presentes na urina.

Os sintomas atribuídos aos cálculos renais podem aparecer de forma repentina, na forma clássica de cólica renal, quando eles seguem no fluxo da urina, do rim em direção à bexiga, e obstruem o ureter. É importante ressaltar que somente a presença do cálculo no rim não ocasiona sintomas, sendo frequente o diagnóstico ocasional em ultrassonografias realizadas por outras queixas. Dentre os sintomas atribuídos aos cálculos estão:

  • Sangue na urina;
  • Dor variável e intensa na lombar, flanco, abdômen inferior e até a mesmo a região genital;
  • Náuseas e vômitos;
  • Ardência para urinar.

  • As pedras nos rins são mais comuns em homens de 20 a 40 anos e normalmente são causadas devido a quantidades maiores que o normal de algumas substâncias na urina, como o ácido úrico, cálcio e oxalato que podem formar esses pequenos cristais que quando acumulados transformam-se em pedras nos rins. Além disso as pedras também podem se desenvolver por conta de outros fatores, como por exemplo, histórico familiar, dietas ricas em alimentos como sal e gorduras e não se hidratar adequadamente.

    Quando as pedras são pequenas, os tratamentos são realizados de forma não invasiva ou minimamente invasiva. É possível em alguns casos adotar a conduta expectante, onde o médico orienta hiperidratação e observa a eliminação espontânea do cálculo. Porém, em caso de pedras maiores, podem ser necessárias a realização de cirurgias de maior porte.