Muitos homens já ouviram falar sobre o procedimento de vasectomia, a maioria já tem uma ideia de como é a cirurgia, no entanto ainda apresentam algumas dúvidas sobre ela.
A principal pergunta, e a mais ouvida no consultório dos urologistas, é se a vasectomia é definitiva. Na verdade sim e não, a vasectomia é uma cirurgia definitiva, porém pode ser revertida por meio cirúrgico, com uma vasovasostomia, com uma chance de sucesso maior se feita até 10 anos depois da vasectomia. Muitos também ficam receosos por acharem que a cirurgia possa afetar sua ereção, o que nada mais é que um mito. Já que não existe nenhuma relação entre a vasectomia e a ereção peniana.
O homem também não perde a libido ou a habilidade de ejacular por se submeter a uma vasectomia. A única mudança no organismo é que o líquido seminal, após a cirurgia, passa a não conter mais espermatozoides. Também não existe relação nenhuma entre dores no pênis durante as relações sexuais e a vasectomia, já que durante o procedimento não é nem necessário manuseá-lo.
Por fim, a última dúvida é se existem chances de ocorrer uma gravidez depois do procedimento. Durante os primeiros dias após a cirurgia é possível, sendo que é necessária a liberação do urologista depois da análise de uma amostra de sêmen para o paciente voltar às suas atividades sexuais, o que não costuma levar mais de uma semana.
É importante lembrar que o procedimento de vasectomia é feito somente para evitar a gravidez e não oferece nenhuma proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Então não deixe de usar preservativo, mesmo se tiver passado por uma vasectomia.