O Estudo Urodinâmico é um exame utilizado para diagnosticar problemas relacionados à micção. Consiste na colocação de sensores para avaliar o comportamento da bexiga durante o seu enchimento e durante o seu esvaziamento.
Inicialmente são posicionados os Sensores. Os sensores são sondas finas que são introduzidas Pela Uretra e Pelo Ânus do paciente. O médico inicia o exame Enchendo a Bexiga Com Soro através da sonda uretral. Tudo o que ocorre a partir deste momento é Registrado Em Um Computador na forma de Gráficos. Após encher a bexiga, será avaliada a Fase de Esvaziamento, em que o paciente irá urinar. Nesta fase é possível medir a Velocidade do Fluxo Urinário, o quanto de Força está sendo realizada pela bexiga, o Volume Urinado e o Volume de Urina Residual na bexiga.
O Estudo Urodinâmico é um estudo funcional, ou seja, tem como ponto principal avaliar problemas do funcionamento do trato urinário inferior (bexiga, próstata e uretra). É indicado para avaliar problemas como Incontinência Urinária, Retenção Urinária, Hiperplasia Benigna da Próstata, Estenose de Uretra e do Colo Vesical, Bexiga Neurogênica, Síndrome da Bexiga Hiperativa, entre outras doenças.
O Preparo necessário para realizar o Estudo Urodinâmico consiste em:
– NÃO precisa de jejum;
– Depilar o genital;
– Ter exame de cultura de urina recente constatando ausência de infecção urinária;
– Estar de bexiga cheia no início do exame (se possível);
– Trazer nomes dos remédios que toma, estudos urodinâmicos anteriores e exames urológicos recentes, se tiver.