Notícias

10
Ago

Pessoas que fumam têm mais chance de desenvolver câncer de rim

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), o cigarro é responsável por 30% e 45% das mortes por câncer. Porém, embora seja comumente associado ao câncer de pulmão, o tabagismo também é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de rim.

Fumantes podem ter até dez mais chance de desenvolver a doença do que pessoas que não fumam, isso porque quando a pessoa fuma, ela acaba absorvendo cerca de 4.700 substâncias químicas, sendo que dentro delas 34 são carcinogênicas.
Essas substâncias e agentes químicos acabam chegando até os rins por meio da corrente sanguínea, causando lesões na células. E embora o nosso organismo seja preparado para reparar essas lesões, ele pode falhar e mutações no DNA das células renais podem acontecer, o que pode acabar desenvolvendo o câncer.

Quanto mais a pessoa fuma, mais chances ela tem de ter câncer de rim. É válido lembrar que a taxa de mortalidade do câncer de rim é de 54%. Assim como os outros cânceres, o câncer de rim quando descoberto em sua fase inicial, apresenta maiores chances de cura.

O câncer do rim é diagnosticado em 30% do casos em fases mais avançados, quando o tumor já atingiu mais de 10 cm de diâmetro. Na maioria das vezes é diagnosticado em exames de imagem de forma incidental, devido check-up ou investigação de alguma outra queixa.

Se você é fumante é muito importante que procure um urologista com periodicidade para realizar exames de rotina.

Para mais informações entre em contato conosco.