Cirurgia percutânea cálculos urinários

Cirurgia percutânea cálculos urinários

A nefrolitotripsia percutânea é a cirurgia feita para remover cálculos renais muito grandes que não puderam ser tratados de forma adequada ou fragmentados pelos aparelhos de litotripsia extracorpórea. A cirurgia teve uma evolução muito significativa com o passar do tempo e hoje não é necessário mais que uma pequena incisão de 1 centímetro na região dorsal para sua realização.

No procedimento, o paciente é devidamente anestesiado e tem um cateter colocado no ureter com o auxílio de um cistoscópio, para facilitar a visualização interna do rim. Então o cirurgião punciona o rim com uma agulha e introduz um fio-guia e dilatadores, assim podendo inserir o nefroscópio (endoscópio com uma microcâmera) para ter uma visão clara do interior do rim, localizar o cálculo, fragmentá-lo e extrair seus fragmentos com uma pinça.

Uma vez retirados os fragmentos, o médico analisa se há a necessidade de drenagens com sondas e cateteres. Pode ser usado o cateter Duplo J para dreno e prevenção da obstrução do canal do ureter ou ainda pode-se recorrer a outra forma de drenagem, com a sonda de nefrostomia (para drenar a urina nos primeiros dias) que costuma ser retirada nos primeiros dias do pós operatório. A internação dura cerca de três dias e é importante ingerir bastante líquido e repousar, além de tomar analgésicos ou antibióticos se prescritos.

É normal ter a presença de um pouco de sangue na urina e dores lombares após o procedimento, porém é importante ressaltar que se a quantidade de sangue for muito grande ou se houver febre, inchaço vermelhidão ou dor local muito intensa, deve-se procurar auxílio médico imediatamente.

 

agendar consulta online