O implante da prótese peniana é um procedimento cirúrgico para homens que sofrem de impotência sexual e que não conseguiram resultados satisfatórios com os tratamentos convencionais para manter uma ereção. Ela deve ser considerada como último recurso e o paciente é incentivado a tentar todos os outros tipos de medicamentos e tratamentos antes de recorrer à cirurgia.
Existem, basicamente, dois tipos diferentes de prótese peniana:
A cirurgia é feita em um dia, porém alguns homens podem precisar passar uma noite no hospital também. Ela é feita com o paciente sob anestesia geral, então ele recebe incisões no pênis, saco escrotal e abdome inferior. No pós-operatório, normalmente são prescritos alguns remédios para ajudar o paciente a lidar com a dor e é aconselhável evitar atividades sexuais por cerca de um mês.
Infecção e mau-funcionamento da prótese são possibilidades reais e ela deve ser trocada, no mais tardar, a cada 15 anos. Ressaltando também que, após a inserção do implante, a cirurgia não pode ser desfeita, no entanto o nível de aprovação das próteses pelos pacientes e suas parceiras beira os 90%.