A litotripsia extracorpórea, ou LECO, é uma técnica médica que utiliza ondas sonoras para fragmentar os cálculos renais, assim o paciente pode expelir os fragmentos pela urina sem nenhuma complicação. Até hoje, a litotripsia é o método mais simples utilizado no tratamento de pedras nos rins.
O tratamento é feito através de um aparelho chamado litotriptor, que gera ondas sonoras de choque que se propagam pela água do corpo do paciente em direção ao cálculo e o fragmentam. Ele pode ser feito em ambulatório sob analgesia, sedação ou anestesia. O paciente é deitado e por meio de ultrassonografia ou fluoroscopia a pedra é direcionada para o ponto de convergência das ondas de choque, então o litotriptor começa a disparar as ondas de choque e o cálculo é quebrado em partes menores, podendo ser expelidas voluntariamente.
O procedimento não exige preparação prévia e o paciente pode voltar às suas atividades normais assim que ele acabar, durante o processo o máximo que pode acontecer é o paciente sentir desconforto ou dores menores na região abdominal. Lembrando também que a operação é contraindicada em gestantes, pessoas que possuam algum órgão danificado, hipertensão ou alguma obstrução nas vias urinárias.