Também conhecida como ureteroscopia ou ureterolitotripsia, essa cirurgia endoscópica tem como objetivo fragmentar e retirar as pedras encontradas no ureter por meio endoscópico, sem a necessidade de haver cortes ou incisões.
O procedimento consiste na inserção do endoscópio na uretra do paciente, seguindo em direção ao ureter até ser identificada a localização do cálculo. Localizada a pedra, ela é então fragmentada a partir do uso de ondas de choque ou laser e retirada. Normalmente o paciente recebe alta 24 horas depois do procedimento, sendo instruído a beber bastante água, repousar e em alguns casos tomar analgésicos ou antibióticos.
No período pós-operatório, é normal ocorrer ardor ao urinar e notar a presença de sangue na urina nos primeiros dias, mas ambos melhoram após algum tempo. Nos procedimentos em que são usados o cateter Duplo J ( cateteres usados para garantir a permeabilidade da via urinária em caso de inflamação do ureter) o paciente pode apresentar, além das condições já citadas, dores lombares e abdominais. Ele normalmente é retirado algumas semanas após a cirurgia, porém pode permanecer no ureter de três a nove meses.