O pênis normalmente apresenta curvaturas, na verdade é praticamente impossível encontrar um pênis que seja completamente direito. Afinal o corpo humano em si é repleto de irregularidades e o órgão sexual masculino não é uma exceção. Porém em casos em que a curvatura prejudique o bem-estar do homem, pode ser necessário intervenção cirúrgica para resolver o problema.
A curvatura do pênis pode ser congênita ou adquirida. No caso da curvatura congênita, ela pode fazer com que o pênis escape durante a relação sexual e causar lesões ao mesmo. Já a curvatura adquirida (também conhecida como doença de Peyronie) aparece ao longo da vida do paciente e se trata de uma cicatriz provocada por alguma lesão no momento em que o pênis ereto ou semi-ereto é dobrado. Essa pode ser causada por uma variedade de ações, entre elas:
Alguns casos podem ser resolvidos somente com o uso de medicamentos se diagnosticados cedo, normalmente notados pela presença de inflamações. Contudo, pode ser necessário recorrer a cirurgia de correção. Ela é feita por meio de um corte na membrana (túnica) para eliminar o repuxamento do pênis. Nesses casos, a membrana costuma ser menor do que deveria, logo é inserido um enxerto que permita seu crescimento. O procedimento é simples, quase não causa desconforto e é de rápida recuperação.