A vasectomia é o método de contracepção masculina mais eficiente que existe. A cirurgia é simples e dura cerca de trinta minutos. Ela consiste em identificação do ducto deferente, anestesia local, incisão de cerca de 8mm na pele, secção e ligadura do ducto deferente.
Após o procedimento, o paciente recebe alta em poucos minutos e é recomendado ficar cerca de três dias em repouso e afastado do trabalho por uma semana. Após sete dias o paciente também pode retornar às suas atividades sexuais (ainda com o uso de camisinha por conta da possibilidade de ainda haver presença de espermatozoides no líquido espermático).
A cirurgia não tem qualquer interferência na libido nem causa impotência sexual. Também não leva a nenhum tipo de aumento no risco de câncer de próstata e testículo e a chance de haver complicações é mínima. No pós-cirúrgico, é normal apresentar inchaço no escroto, dores locais e até sangue no esperma, porém estes não são motivos de preocupação. Essas condições são sanadas em questão de alguns dias e dificilmente há necessidade de uma reavaliação do urologista.
A cirurgia pode ser feita por homens maiores de vinte e cinco anos ou que já tiveram dois ou mais filhos. Em alguns casos ela é reversível, porém quanto maior o tempo do procedimento, menores são as chances de sucesso na reversão. Ressaltando que a vasectomia não diminui o risco de infecção ou transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).