Doenças sexualmente transmissíveis

Diversas doenças podem ser adquiridas por meio do contato sexual. Algumas se manifestam com lesões nos órgãos genitais e outras com sintomas sistêmicos. As DST são um real problema de saúde pública. Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente, devido constrangimento, vergonha, atrasos no atendimento, falta de acesso ao sistema de saúde, ocasionando sequelas graves, e perpetuando a cadeia de transmissão destas doenças.

A grosso modo dividimos elas de acordo com a sua manifestação. Há as doenças que se manifestam com o surgimento de ulcerações, por exemplo a sífilis, o cancro mole, o herpes genital. Há outras que apresentam corrimentos uretrais e/ou vaginais, como a gonorréia, as uretrites, a vaginose e a tricomoníase. Existem as lesões verrucosas, que podem corresponder ao condiloma acuminado, molusco contagioso.
Dentre as doenças que apresentam manifestações sistêmicas cito a AIDS, as hepatites virais e a sífilis em suas fases secundária e terciária.
Algumas podem ficar silenciosas por algum tempo antes de manifestarem os sintomas, fazendo desta pessoa uma fonte transmissora perigosa. As DST com muita frequência não são transmitidas isoladamente, sendo importante que todo paciente com diagnóstico de uma DST seja investigado para a presença de outras DST. É importante o rápido diagnóstico e tratamento, do paciente e seus parceiros sexuais, para que seja quebrada a cadeia de transmissão da doença.