Impotência Sexual

Impotência Sexual

O que é?

A impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é a incapacidade, recorrente ou permanente, de obter e/ou manter uma ereção adequada para um intercurso sexual satisfatório. Como a função erétil é um fenômeno hemodinâmico dependente de fatores psicológicos, neuroendócrinos, vasculares e teciduais, os problemas relacionados à ereção são, na sua grande maioria, multifatoriais. Dentre as causas conhecidas temos a depressão, a ansiedade, as doenças cerebrais e dos nervos periféricos, o hipogonadismo, distúrbios da tireóide, doenças da glândula supra-renal, a aterosclerose, doença coronariana, doenças vasculares periféricas, dislipidemia, hipertensão arterial, uso de alguns medicamentos, uso de drogas, diabete mellitus, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crônica, cirurgias pélvicas.
Um em cada 50 homens com menos de 40 anos têm disfunção erétil, e a prevalência piora com o envelhecimento, chegando a um em quatro homens com 65 anos.

Existe tratamento?

O tratamento dependerá da causa e do grau da disfunção erétil. Pode ser tratado com terapia comportamental, ajuste de medicamentos de uso crônico, até com uso de drogas orais e injetáveis específicos para a ereção, ou mesmo o implante de prótese peniana, nos casos mais severos.

agendar consulta online