Hidrocele

Hidrocele

O que é?

Os testículos são envolvidos por uma membrana chamada “túnica vaginal”, que produz um líquido que banha o testículo, fazendo que tenha aquela ampla mobilidade quando o palpamos. Quando por algum motivo, a túnica vaginal produz uma quantidade exagerada deste líquido, o saco testicular aumenta de volume, podendo atingir dimensões variáveis.
Este aumento de volume do saco testicular em detrimento do aumento de líquido no seu interior é chamado de hidrocele. A produção aumentada deste líquido pode ocorrer devido inflamação (orquites e epididimite), traumatismo, tumor ou pode ser congênito, quando o bebê nasce com a hidrocele.
A hidrocele, na sua imensa maioria, ocorre em detrimento de problemas benignos. Se forem de pequena monta e não trazerem desconforto ao paciente, podem ser somente observados.

Existe tratamento?

O tratamento da hidrocele consiste em uma cirurgia na qual é aberta a túnica vaginal, removido o líquido e utilizada uma técnica com pontos na túnica vaginal para que não seja mais acumulado líquido ao redor do testículo. Excepcionalmente pode-se puncionar e aspirar o líquido da hidrocele, mas com uma taxa de resolutividade muito baixa.

agendar consulta online