Sangramento na urina

Sangramento na urina

O que é?

Sangramento na urina, também chamado de hematúria, é um sinal bastante comum na prática clínica do urologista podendo estar presente na maioria das doenças urológicas. Deve ser sempre investigada com atenção e cautela, pela possibilidade de estar associada a patologias graves e que necessitam de tratamento precoce.
A hematúria pode ser classificada em macroscópica, quando ela é visível, e em microscópica, quando ela só é identificável por exame de urina.
De um modo geral, em adultos jovens, a presença de sangue na urina está relacionada a cálculos e infecção, nos idosos aumenta a chance do sangramento estar relacionado a algum tumor.
Dessa forma, todas as hematúrias macroscópicas persistentes merecem investigação ativa a procura de tumores no aparelho urinário.

Existe tratamento?

Nas hematúrias microscópicas em pessoas assintomáticas muitas vezes não há uma correlação diagnóstica, ou seja, não é encontrado uma causa para o sangramento durante a investigação. Algumas vezes pode ocorrer por contaminação da amostra de urina por sangue menstrual ou vaginal/vulvar, ou por desidratação e urina concentrada. Por isso é importante repetir o exame com outras amostras de urina coletadas em situações diferentes e sob boa hidratação.

agendar consulta online