Verrugas genitais

As verrugas genitais, também conhecidas por condiloma acuminado, crista de galo, verrugas venéreas ou por lesões do HPV, são lesões transmitidas preferencialmente por contato sexual. São causadas por um vírus chamado Papiloma Vírus Humano, popularmente conhecido pela sua sigla do inglês HPV (Human Papiloma Virus). O vírus HPV está também relacionado a outras doenças como o câncer do colo uterino, o câncer do ânus, câncer de pênis, Papulose Bowenóide, entre outras; o que ocasiona muita preocupação entre as pessoas. Entretanto, existem centenas de subtipos deste vírus e somente alguns estão relacionados ao câncer. Geralmente as lesões verrucosas não são causadas pelos subtipos oncogênicos (que causam câncer) mas é preocupante a presença das verrugas porque o mecanismo de transmissão é o mesmo, e a pessoa que apresenta comportamento sexual promíscuo e desprotegido pode estar transmitindo os subtipos oncogênicos. As verrugas surgem pequenas, muitas vezes até imperceptíveis, e se não tratadas podem aumentar de tamanho e quantidade.

Não existe um tratamento específico para a infecção pelo HPV, ou seja, o vírus contraído não é eliminado com medicações ou tratamentos. Entretanto, nosso sistema imunológico algumas vezes é capaz de combatê-lo. O papel do médico é remover as lesões visíveis, que são contagiosas. Para isto, existem diversas formas. Dentre elas, cito a eletrocauterização, a crioterapia, o uso de imunomoduladores tópicos (Imiquemode), de quimioterápicos (5-fluoracil), de podofilina e podofilotoxina, e de ácido tricloroacético. Existem vantagens e desvantagens entre os métodos, que podem ser utilizados de forma combinada em algumas situações.
Uma novidade em relação a está infecção é a vacina. Ela está indicada preferencialmente em crianças e adultos jovens que não tiveram exposição ao vírus (atividade sexual), com a ressalva de proteger apenas contra 4 subtipos do vírus HPV. Ainda não é sabido se há benefício da sua aplicação em adultos com mais de 23 anos.
A medida mais importante em relação a infecção pelo HPV é a realização do exame Papanicolau (exame preventivo para o câncer do colo do útero), que deve ser feito anualmente em todas as mulheres a partir da iniciação sexual.