Cerca de 80% dos casais conseguem engravidar no primeiro ano de tentativa. Um casal deve ser considerado infértil se não conseguir obter a gravidez após um ano de relacionamento sexual ativo, sem usar nenhum método contraceptivo. A infertilidade pode ser causada por diversos fatores que vão desde varicocele, alterações genéticas e disfunções hormonais. Sabidamente é influenciada por uso de drogas, tabagismo, estresse e má alimentação.
Quanto maior o tempo de infertilidade, menor a chance de obter sucesso, quaisquer que sejam os tratamentos utilizados. Desse modo, recomenda-se iniciar a investigação mais precocemente quando fatores de risco estiverem presentes, como idade materna maior de 35 anos ou paterna maior de 45 anos, histórico de cirurgias urogenitais, câncer, criptorquidia (testículo não descido), varicocele, orquite (inflamação do testículo), uso de substâncias relacionadas a infertilidade, entre outros.
Hoje em dia, os especialistas em reprodução humana dispõem de técnicas diagnósticas e terapêuticas que permitem a geração de um filho biológico mesmo em condições que eram consideradas impossíveis no passado. São realizados testes genéticos, cirurgias microscópicas, manipulação de gametas, injeção de material genético dentro do citoplasma do óvulo, entre outras modernidades.
Como a infertilidade pode ter várias causas, o tratamento vai depender da origem do problema. Em casos de varicocele, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. Em outros casos, a fertilização in vitro pode ser uma das alternativas.